ERA UMA VEZ O CINEMA


Noite e Neblina (1956)

cover Noite e Neblina

link to Noite e Neblina on IMDb

País: France, 32 minutos

Titulo Original: Night and Fog

Diretor(s): Alain Resnais

Gênero(s): Documentário, Curta, História, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.6/10 (16676 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse:Noite e Neblina é um documentário de curta duração (30 minutos) que apresenta um registro histórico dos campos de concentração do regime nazista. Passados 10 anos do término da Segunda Guerra Mundial, o diretor francês Alain Resnais, recebeu o convite e o apoio de várias entidades em prol dos direitos humanos para realizar esta obra.

A ideia do filme foi inicialmente recusada pelo diretor, porque ele acreditava que só alguém que realmente tivesse experienciado os horrores poderia tentar dissertar sobre o tema; o que o levou à parceria com o poeta e escritor Jean Cayrol, que havia sido prisioneiro. Para Resnais, o filme serviria de alerta para que os horrores praticados pelo fascismo não voltassem a ocorrer, por exemplo, na Guerra da Argélia, contexto em que a França estava inserida na época. Mas como vamos perceber, fica claro que o alerta transcende esse momento específico, sendo uma reflexão atemporal para o gênero humano.

A expressão que dá nome ao documentário tem origem, inicialmente, na obra do compositor Richard Wagner, como denominação de um feitiço na ópera O Anel do Nibelungo. Mas esse feitiço foi a inspiração para o nome de um decreto do regime nazista datado de dezembro de 1941, em que permitia aos oficiais, total poder para apreender e deportar aqueles que eles consideravam como “ameaçadores da segurança”. O fundamento era uma intimidação coercitiva e política nos territórios ocupados, porque o decreto permitia com que pessoas desaparecessem sem explicações, como se elas sumissem sem deixar rastros “no meio da noite e da neblina”. A origem do nome deste documentário está relacionado com o decreto.

A importância desta obra que carrega uma missão histórica é a de registrar um momento trágico da história humana para a posterioridade e a de fazer uma reflexão sobre as capacidades humanas, tanto para o bem quanto para o mal. Essa dicotomia já fica clara quando o autor escolhe apresentar as imagens, naturalmente pesadas, com o texto de Cayrol, que traz consigo um tom extremamente poético. Por exemplo, cito quando o autor utiliza a imagem da chegada do trem no campo de concentração como o momento para se apresentar na narração a expressão “noite e neblina”. A imagem é escura, esfumaçada, e ao mesmo tempo que o trem está parando, uma fila de oficiais armados aguardam enquanto só observamos suas silhuetas. É a representação do horror humano.

Elenco: